Close

Por que Comprar uma Empresa ?

Diversos interesses estratégicos convergem para a opção de se comprar uma empresa. Estes são os principais.

 

Ampliar as Vendas no Setor Atual – Certamente este o fator mais recorrente. Pode se dar através da ampliação da carteira de produtos e/ou novos mercados regionais ou nacionais. Eventualmente o interesse pode ser pelas marcas e outros ativos intangíveis (pesquisa, patentes, logística) que agregam valor a seu negócio. O interesse também pode ser eliminar um concorrente, operação, é claro sujeita, na maioria das vezes à análise prévia de órgãos públicos que procuram evitar a formação de monopólios ou oligopólios.

 

Entrar em Novos Setores – Uma empresa, ou grupo, que deseja ampliar sua atuação para outros setores, pode se interessar em comprar empresas já em operação naquele setor.

 

Domínio da Cadeia Produtiva – Razão relevante para adquirir uma empresa é o interesse estratégico em adquirir um fornecedor (visando otimizar a aquisição de insumos) ou distribuidor (para ter melhor venda final e escoamento da produção). Assim, a empresa terá o benefício estratégico de obter maior domínio de etapas relevantes da sua cadeia produtiva e de valores.

 

Redução de Custos via Ganho de Escala – Adquirir uma empresa do mesmo setor de atividades pode propiciar grande redução de custos e despesas operacionais, aumentando a lucratividade, desde que não haja canibalização de produtos, o poderia levar a perda de receita e até mesmo eliminar os ganhos de custos.

 

Redução do Custo de Capital – Para uma empresa que tenha um bom perfil de endividamento (menos de 40% do capital total, longo prazo de pagamento e taxas de juros abaixo da média) pode se interessar por comprar uma empresa que esteja com endividamento elevado (acima de 80% do capital total, vencendo a curto prazo, com altas taxas de juros). Quase sempre a compradora obterá com os bancos credores condições vantajosas na repactuação dos empréstimos que sufocavam a empresa comprada.

 

Antecipar Entrada no Mercado – No Brasil demanda de um a três anos uma nova empresa começar a operar regularmente no mercado, face à burocracia comum a todas as atividades e aos licenciamentos exigidos por órgãos reguladores no caso de alguns setores específicos E qualquer novo empreendimento pode tomar até três anos para atingir o estágio de crescimento. Assim, um novo empreendimento demora em média de três a quatro anos para chegar em patamar relevante. Então, há vantagem em se comprar uma empresa que já esteja operando, denominada de on going, principalmente quando se trata de empresa estrangeira.

 

Preço de Compra Reduzido – Algumas vezes ocorre que existem no mercado empresas que estejam sendo ofertados a compradores por preço extremamente baixo, vulgarmente chamado de “na bacia das almas”. Uma empresa pode se interessar pela sua compra, mesmo que seja de setor de atuação diferente do seu, pois considera a possibilidade de revender a empresa comprada a curto prazo por preço muito acima do pago, auferindo grande lucro com a operação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *