Close

Pesquisar Oportunidades de Vender e Comprar Empresas

A estratégia de compra ou venda de uma empresa precisa seguir roteiro bem definido. Considerando a complexidade do processo, os sócios da empresa devem obter ajuda de consultoria independente, regra geral remunerada sob a forma de cobertura de custos básicos mais comissão entre 3% e 7% do total da transação, caso ocorra.

 

Processo de Venda (Sell Side)

1 – Contratação de Consultoria (Advisor). A consultoria irá priorizar os interesses do contratante, estabelecendo uma estratégia de trabalho e negociação que otimize os resultados.

 

2 – Avaliação da Empresa (Valuation). Somente após definir o valor da empresa é que se deve buscar investidores ou novos sócios.

 

3 – Teaser de Divulgação. É necessário produzir um breve documento de divulgação da empresa, sem identificar seu nome, enfatizando apenas o setor de atuação, faturamento anual, há quantos anos está no mercado, suas principais linhas de produtos, diferenciais frente a concorrência, e o contato da consultoria.

 

4 – Oferta. A consultoria vai divulgar a oportunidade do negócio em sua rede de realacionamento junto a empresas potencialmente propensas a comprar (investir) na empresa à venda, denominados de investiodres estratégicos. Também a consultoria vai ofertar o negócio aos gestores de fundos de investimentos em participações (fundos de private equity), denominados de investiodres financeiros.

Empresas de muito grande porte também seguem estratégias voltadas à abertura de capital em bolsa de valores (IPO) com a coordenação de bancos de investimentos.

 

Processo de Compra (Buy Side)

1 – Contratação de Consultoria (Advisor). Da mesma forma como no caso da venda, o empresário deve contratar empresa de consultoria especializada, garantindo assim, maior chance de sucesso.

 

2 – Pesquisa de Oportunidade. Efetuar contato com empresas que possam ser um alvo interessante, dado as vantagens estratégicas, como sinergia de negócios, carteira de clientes, linhas de produtos, localização. Também, gestores de fundos de investimentos em participações, podem ter ofertas interessantes de empresas a serem compradas, e devem, portanto, serem procurados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *