Close

Mercado para Vender e Comprar Empresas – Parte 1

Existem diferentes mercados para encontrar potenciais compradores e vendedores, dependendo do ciclo de vida e do porte da empresa.

 

 

Empresas Sementes e Start-ups

Empresas sementes são aquelas, de quaisquer setores econômicos, que foram criadas recentemente, há poucos meses ou até um ou dois anos e ainda estão no estágio inicial do ciclo de vida. Com o acelerado crescimento da internet e da disseminação do uso de dispositivos móveis, ocorreu grande volume de novas empresas no segmento de softwares e aplicativos para celulares, que no seu estágio “semente” são denominadas de startups.

 

Devido ao potencial da economia da “era digital” algumas startups têm como opção tentar obter recursos com “Investidores Anjo”, que são pessoas físicas com grande poupança pessoal e que estão interessadas em investir em novas oportunidades.

 

Existem regularmente, no mercado de capitais, feiras empresariais voltadas especificamente para que os novos empreendedores das startups mostrem suas ideias e projetos para os investidores Anjos. Também, ainda neste ambiente de negócios das empresas de tecnologia da informação e aplicativos, tem se desenvolvido organizações, denominadas de aceleradoras, que são voltadas a apoiar, em troca de participação acionária, as startups.

 

As Aceleradoras fornecem infraestrutura física, orientação gerencial e abrem portas para a startup ter acesso a financiadores e potenciais clientes, face a seu bom network e relacionamento comercial.

 

O aporte de recursos dos Angels e Aceleradoras nas empresas semente e startups pode ser via (1) aquisição imediata de cotas (no caso de empresas da forma sociedade limitada) ou ações (para as sociedades anônimas) ou via títulos de dividas conversíveis em ações (contratos de mútuo para as sociedades limitadas ou debentures para as sociedades anônimas). Os títulos de dividas conversíveis em ações se caracterizam por dar ao credor o direito de optar por receber parte, ou mesmo o total, do crédito concedido ou transformá-lo em ações ou cotas da empresa investida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *