Close

Por que Vender uma Empresa ?

A decisão de vender uma empresa quase sempre é muito difícil e sujeita a considerações econômicas e até mesmo emocionais. Estas são as principais razões porque o empresário tem interesse em vender sua empresa.

 

Sócio sem Motivação – Se o empresário está sem motivação para seguir com seu negócio, deve planejar sua venda, pois a grande competição no mercado pune essa fragilidade.

 

Prejuízos Constantes – Empresas com anos sucessivos de prejuízos e endividamento elevado dificilmente devem ser mantidas pelos atuais sócios, e uma solução natural é a sua venda, antes que entre num processo de insolvência, com redução drástica de seu valor.

 

Conflitos entre Sócios – Os sócios da empresa devem priorizar seu relacionamento amistoso e alinhamento na visão estratégica. Conflito entre sócios ameaça a sobrevivência da empresa. É importante também que o contrato/estatuto social e o acordo de acionistas estabeleçam regras de governança da empresa. Quando a desarmonia entre os sócios é insuperável, então a melhor solução é a venda das participações dos sócios que estão em um dos lados do conflito.

 

Oferta Irrecusável – Mesmo quando os sócios estão satisfeitos com o desempenho da empresa e não têm planos de vende-la, pode ocorrer que surja um comprador (empresa concorrente ou de outro setor ou um fundo de investimento) que faça uma oferta de compra por um valor muito mais alto do que seria razoável. Nesse caso, a venda é muito vantajosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *